Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Vivendo fora, estas são as coisas das quais sinto mais saudades de Portugal*

22.09.16

Um café e uma esplanada

Sabem aquele cafezinho, depois de almoço, numa esplanada ao ar livre e com o sol a bater cara?! Quando penso em Portugal, é esta a memória mais forte que tenho e nessa minha memória, é Inverno! Nada bate um sol de inverno.

 

O croissant de queijo (branquinho) e um Compal

cms-image-000002669.jpg

Sobretudo se for um croissant do Arco Íris, a pastelaria junto à Estação de Coimbra A. E quem diz os croissants do Arco Íris, diz os Pastéis de Belém dos Pasteis de Belém, os Palmiers da Vénus, o Pão de Deus da Padaria Portuguesa, o pão da Vasco da Gama e a broa da Padaria Pão Quente.

  

Sopinha

Há lá coisa melhor do que uma pessoa andar aos papeis, sem saber o que comer e entrar num sítio qualquer e pagar menos de 2 euros por uma sopinha, assim, só numa de despachar?! 

 

A menina

Se há coisa que enche o meu coração cheio de ternura é ouvir, em Portugal, alguém a tratar-me por “menina”. “A menina quer…?”, “A menina precisa…?”; “A menina vai…!” e acho mesmo fofinho, quando se fala da Menina Ana, mesmo que ela já tenha 70 anos. A menina (eu) gosta muito.

  

As livrarias

Longe de mim armar-me em pseudo-intelectual, que lê muito, mas fazem-me falta. Sempre gostei de entrar, nem que fosse por uns 15 minutos e ver o que há de novo e de velho e ainda dar uma olhadela nas primeiras páginas dos jornais e desfolhar revistas.

  

O sol

Ok, que há dias cinzentos. Sim, eu sei que chove. E em Portugal faz um friozinho do caralhinho, continua a ser o país onde sinto mais frio - e eu já vivi na Letónia, com - 25 graus! Mas em Portugal há mais probabilidades de sol e mesmo quando a chuva não para, há uma brechinha, um raio. Um arco-íris.

 

O teatro

Sempre fui uma pessoa teatreira, hábito que perdi fora de Portugal - pela língua, por não me identificar com os projectos, pelo tipo de humor, por simples desconhecimento e ignorância. Faz falta!

 

O oceano está à esquerda

Eu sou uma naba com o norte e o sul, são conceitos que não me fazem sentido e mapas são, para mim, um mistério. Em Portugal, sei que o oceano está à esquerda… e, assim, se faz a coisa.

 

 

*Obviamente que amigos e família estão em primeiríssimo lugar

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.