Resoluções do viajante para 2017
1. Não adiarás mais
2017 vai ser o ano! Acabou-se o discurso do "ai, se eu tivesse tempo", "ai, se eu tivesse dinheiro" e mimimi! Este vai ser o ano de planear e fazer as coisas a acontecer. Não importa se é falamos de largar tudo e viajar pelo mundo ou de um fim-de-semana sem os putos em Ponte de Lima. Define o destino e começa a trabalhar para isto.
2. Pouparás para viajar
Em 2017 vais poupar para viajar, define quais as tuas prioridades. A próxima vez que fores comprar umas calças ou beber a segunda cerveja pensa no que podes poupar pondo esse dinheiro de lado. Por menos de um euro já almoças na Índia e por 2' euros já podes comprar um voo low cost para Paris.
3. Serás um bom viajante
Um bom viajante não se esquece que não está sozinho no mundo, nem que é graças a gente que trabalha, que ele pode viajar. Ou seja um bom viajante não faz isto, nem isto, nem participar nisto, ok?
4. Serás um viajante consciente
Um viajante consciente é alguém que pensa para além do seu próprio umbigo, que se preocupa e que sabe que o turismo também tem um lado perverso e negativo. Isso implica, por exemplo, não andar de elefante, nem contribuir para outras actividades onde os animais são mal-tratados; não dando dinheiro a crianças (contribuam antes para ONG's locais) e, claro, coisas tão básicas e simples como não deitar o lixo para o chão ou não tirar fotografias com flash em locais onde tal não é permitido.
Além do cuidado e respeito pela cultura e país que visita, lembre-se que há ainda locais que correm o risco de desaparecer, sendo importante respeitar este mundinho por onde andamos e vivemos.
5. Farás uma viagem sozinho
Tempo sozinho é precioso! Em 2017, dê-se uma oportunidade para viajar e conhecer novos sítios sozinho ou revisitar antigos. Sim, por sua conta, sem ninguém. Só você e você. Mesmo que seja apenas uma ida de um dia a Évora. Permita-se estar consigo e explorar algo novo. Até porque: viajar sozinho é bom!
6. Acabas com os macaquinhos e vais viajar de vez
Se depois de tudo isto ainda não estás convencido(a) e ainda usas argumentos como "viajar é para ricos" ou "lá fora é tudo mais caro", por favor lê ISTO! Viajar é para todos! E é bom!