Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

O que ninguém nos conta sobre o pós-parto

16.02.21

verdades-sobre-o-pos-parto.png

 

Depois de contar aqui verdades verdadinhas sobre ter um bebé, achei que o tema do pós-parto também merecia um artigo. Porque, caramba, que bofetão - e isto num parto tranquilo e pacifcio, sem grandes traumas.

 

O recobro da maternidade

Depois de parir, chegar à ala do recobro da maternidade, é tipo chegar à enfermaria de um campo de batalha. Ali descobrimos que há sempre quem esteja pior do que nós e de como há muitoo romance nas histórias do "dar á luz"! De repente aqueles pontinhos que levamos são, só mesmo isso, uns meros pontinhos!

almofada-hemorroidas.png

  • Ah: para quem levou pontos, aqui fica uma dica: tenham em casa uma almofada para as hemorroidas, pois esta será a vossa melhor amiga nos dias seguintes. Intimas.

 

Sobre a mala da maternidade e a inutilidade 

Quando voltamos a casa, damo-nos conta de que metade das coisas que levamos para a maternidade e que tivemos tanto cuidado em colocar na mala, não falhando nenhum item, afinal não foram precisas.

 

Cuecas da incontinência: essas grandes amigas

Obviamente que depois de parir, nos dias seguintes, as hemorrogias são comuns. Na maternidade, dão-nos umas cueconas e uns pensos gigantes que pouco valem, sobretudo para tanto fluxo. É neste cenário que descobrimos como as cuecas da incontinência para senhoras de 60 anos (nãoo desfazendo) podem ser as nossas melhores amigas.

 

O cocó libertador

Ora, ora, ora: nada é mais estranho do que o primeiro cocó após ter um bebé. Parece que tudo vai sair por ali - intestinos, estômago, esôfago e pulmões! Isso, sempre com o medo de “ai jesus, que não-se-me-rebentem os pontos”!

Ao mesmo tempo, aquele primeiro cocozinho, por mais pequenino, é essencial: sem ele não saímos da maternidade.

 

A verdadeira barriga flácida

Ninguém sabe o que é flacidez, até pôr uma criança no mundo! A barriga fica tipo gelatina!

 

Fome, fome e fome

Muito se fala de fome e de desejos de grávidas. Contudo, nada se compara com a fome e a vontade de comer porcarias (vulgo doces, bolachas e chocolates) que (nos) dá quando amamentamos! Vinde a mim os Filipinos!

 

Novo odor corporal

Outra novidade é o constante cheiro a leite que abunda no nosso corpo e na nossa roupa roupa! Isso e o suor, mais intenso do que nunca! Podem pôr desodorizante mais vezes, tomar banho todos os dias (aliás, devem!) e até tentar o perfume: este é um odor que fica. Dizem que ajuda o bebé a encontrar o peito/identificar a mãe! Certo!

 

Perda de cabelo

Felizmente, não acontece a todas. Mas para muitas, depois do cabelo lindo e maravilhoso dos dias de gravidez, lá para o quarto mês é vê-lo a cair. Resmas dele!

 

A importância de ter amigas com filhos

Obviamente que as avós são fixes, a opinião das tias é bem-vinda e o colo dos amigos bem recebido. Mas nesta hora, nada melhor do que ter amigas com bebés com quem trocar impressões e a quem pedir dicas. Note-se que falo de amigas, falo das que foram mães recentemente e não das que tiveram um filho há dez anos e já padecem de amnésia maternal!

Melhor do que a melhor amiga, é escolher amigas que de alguma forma pensam como vocês, com um estilo e filosofia de vida parecidos. Não que as outras estejam erradas, mas procurem alguem que, de alguma forma, esteja na mesma página que vocês.

 

Pedir ajuda

Nesse sentido, e para terminar, peçam ajuda - seja à familia, aos amigos e/ou a profissionais. É normal que tenham dúvidas e que muita coisa falhe. Não são piores mães por isso. Não sofram por antecipação: lidem com um problema de cada vez.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria vai com todos 16.02.2021

    A sério?
    Acho que agora ninguém sai sem a primeira caquinha eheh

    Eu bem digo: o recobro é uma enfermaria de guerra!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.