Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

"Eu amo-vos e Jesus ama-vos" e mataram-no

27.11.18 | Maria vai com todos

Baía de Bengala.png

John foi morto. John está morto.

E porquê? Porque John queria levar a palavra de Jesus, mas sobretudo porque John é idiota.

Contextualizemos: na Índia, na Baía de Bengala, vive uma tribo à margem daquilo que chamaríamos de "civilização". Fazem a sua vidinha, não chateiam ninguém e o governo indiano, para se assegurar que ninguém os chateia, proibiu (legalmente) estranhos, isto é, qualquer pessoa de os visitar. A própria polícia marítima da Índia protege a área, para evitar a entrada de intrusos.

John Chau era um missionário norteamericano que quis brincar ao colonialismo e levar, porque sim e porque sim, a palavra de Jesus à tribo. Para isso, fez uma série de coisas ilegais para chegar à ilha. Ou seja, ele sabia que estava a fazer mal, contudo nem quando foi recebido por flechas, por parte dos sentineleses, ele percebeu a mensagem e insistiu. Nem mesmo quando lhe partitam a canoa, ele desistiu. Ele insistiu e essa insistência, custou-lhe a vida. Todos estes detalhes foram relatados pelo próprio missionário no seu diário, com mensagens para a família.

 

Para os Johns desse mundo: deixem as pessoas em paz. Deixem Deus em paz. Vivam a vossa vida, façam o bem, sem olhar a quem; mas deixem os outros. Não pertubem a paz alheia, nem apareçam, onde não são convidados - ainda mais, quando o vosso corpinho representa um sem fim de doenças e bactérias, ok? 

2 comentários

Comentar post