A Gisele, a Rafaela e as mulheres do Brasil
Tenho visto vários textos a aplaudir a Gisele, porque desfilou metros e metros ao som do Gartota de Ipanema, na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil.
Obviamente, que a Gisele é boa 24 horas por dia, gira que dói e ainda é fofa e amiga do ambiente. Não sou das que acha que desfilar é andar só para trás e para a frente e, acredito, que para ser modelo há muito trabalho e empenho. Dizer que ela não devia estar ali, alegar o tal multiculturalismo e diversidade étnica do Brasil, quase parece argumento de gaja ressabiada e com dor de cotovelo.
Mas sejamos sinceros, vinha mal ao mundo, colocar outras tantas tesudas brasileiras a desfilar? Uma Taís Araújo ou uma Camila Pitanga e (tantas, tantas outras mais)? Vou mais longe, será que a Garota Ipanema, essa coisa "mais linda e tão cheia de graça", não pode ser também gorda, baixa, atarracada e com rugas?!
Venham daí os comentários, do "tens é dor do cotovelo" ou "a Gisele é a mais famosa modelo do Brasil e uma embaixadora do país".Tudo muito certo, meus amigos. E em resposta a isto, deixo este texto roubado do Instagram - não faço a mínima ideia quem o escreveu, mas que a meu ver, expressa na perfeição esta questão da raça/etnia que tantas vezes o Brasil discute (e o mundo). Porque, meu amigos, sim, existe racismo e, sim, representatividade importa.
"É OURO DO BRASIL"
NÃO! Esse ouro é de Rafaela Silva!
O Brasil odeia Rafaelas Silva.
O Brasil encarcera Rafaelas Silva.
O Brasil espanca Rafaelas Silva.
O Brasil estupra Rafaelas Silva.
O Brasil assedia Rafaleas Silva.
O Brasil nega emprego a Rafaelas Silva.
O Brasil negligencia Rafaelas Silva.
O Brasil acha ruim o cabelo de Rafaelas Silva.
O Brasil segura a bolsa perto de Rafaelas Silva.
O Brasil é "praticamente da família" de Rafaelas Silva.
O Brasil bateu panelas pelo fim de Rafaelas Silva.
O BRASIL ODEIA RAFAELAS!
Então, Brasil... o ouro é das Rafaelas que lutam diariamente, nos tatames e fora deles!
#ÉPelaVidaDasMulheres#MulheresNegras #MulheresFortes #LuteComoUmaMulher #RafaelaSilva#Orgulho #LutemosRafaelas
O contexto.
Rafaela Silva é a atual campeã de judo- a Telminha ganhou o Bronze e a a Rafaela, o Ouro. A Rafaela é negra e nos últimos Jogos (em Londres) foi para casa de mãos abanar. Ela foi insultada, humilhada e mal-tratada e obviamente, com muito insulto racial à mistura. Chamaram-na de "macaca", que devia viver numa jaula e outras pérolas! Ela chegou mesmo a pensar deixar de ser judoca. Ainda bem que não fez!