Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Vais viajar (sozinh@) para a Tailândia?

Pai, note da Tailândia 


Nunca vais viajar sozinh@
Sim, podes (e deves) ir sozinho, mas nunca estarás de facto sozinho! São centenas (milhares) os mochileiros no sudeste asiático. E posso assegurar-te, vai chegar aquele momento em que vais mesmo querer estar um pouco sozinh@, isso dificilmente vai acontecer.


Ai a comida pica. A comida é boa? Aquilo é limpinho? Eu gosto é de picante!
Amigo, na Tailândia, como em qualquer país, as pessoas nascem, crescem, algumas reproduzem-se e morrem. Milhões de tailandeses estão vivos e de boa saúde e muitos bem alimentados. 
A comida é óptima. Como é um país muito turístico, por norma, a comida é servida ajustada e a pensar no paladar ocidental. Isto é, com pouco picante. Ora, pouco picante tailandês, não significa pouco picante em "ocidentês"| Pode simplesmente significar que é menos picante do que aquilo que um Thai comeria. Por isso, não te armes em herói e vai com calma! Muitos restaurantes de rua, têm o picante na banquinha, assim cada um que se responsabilize por si mesmo.
E sim, é limpinho, até porque o que os olhos não veem... 


E baratas, eles comem baratas?
Ninguém come isso na Tailândia, os dois sítios em que vi isso à venda, era claramente para satisfazer (e sacar dinheiro aos) turistas.
Se antes comiam? Bem, houve uma guerra, as pessoas passavam fome e um gafanhoto sempre é mais nutritivo que ar. São crocantes, nada de especial.


"Massage, massage, massage."
Yes, do it. Bartas e boas.

 
Monges almoçando em Chiang Mai

"Pad thai, pad thai, pad thai"
Yes, eat it.
Esquece os restaurantes de luxo e come na rua, em tolhas de plásticos e mesas montadas nos passeios, apoiadas em tijolos.


Cerveja com gelo?
O processo é: franzir o sobrolho, rir e deitar o gelo fora. Assim que deitar o gelo fora, você vai perceber a falta que o gelo faz na cerveja. O calor é tanto, que a cerveja fica logo morta! Por isso, deixe o gelo ficar no copo enquanto bebes a tua Chang (marca de cerveja, que significa elefante, que é a Super Bock lá do sítio).


Hierarquia de respeitos: Buda e logo depois o Rei.
Contenha as suas perguntas, seja respeitoso e educado quando fala destes temas. O rei e a rainha são velhos e as fotos dos dois jovens estão por todo o lado, com os dois bem jovens.


Buda deitado, Buda de pé, Buda de lado, Buda rezando.
Escolha-os bem. Há tempos onde você pode falar com os budinhas (monges) e ajudá-los a praticar o inglês - na Tailândia são mais relaxados e conversas entre monges e mulheres são comuns, mas no caso de seres menina e ignorada por um monge, é natural! Nós temos o poder de os fazer cair na tentação e desviá-los da vida casta. Há templos que funcionam como escolas e onde se pode apreciar a "rotina" dos estudantes, etc. 
Os templos são lindos, mas depois de ver alguns, os outros são muito parecidos.


Ko Pha Ngan

Sim, as praias são lindas e o mar é mesmo daquela cor.
Nem o photoshop é tão bom! 

Família em Pai

O Norte vale a pena?
O Norte apesar de menos explorado recomenda-se ou eu recomendo vivamente. Há vários treckings e deportos que se podem praticar pelas montanhas. E ir à selva é algo único! Para um brasileiro ou peruano será um pouco mais do mesmo, mas um europeu, por exemplo, não ficará certamente indiferente.


As agências valem a pena?
Eu acho que sim. Deixam-nos mesmo no local e acaba por compensar financeiramente. Por exemplo, em Bangkok, uma cidade enorme e com um trânsito do demo, só ir comprar o bilhete pode ficar dispendioso - ir de táxi, horas de trânsito, etc, já para não falar de todo o stress. Aconselho a procurar várias agências e a regatear os preços. Apesar das 145 agências todas pertencem ao mesmo dono, mas conseguir uma baixa de preço é sempre possível.

Elephant Nature Park, Chiang Mai

Eu quero andar de elefante!
Mesmo? Aconselho-te a veres ESTE vídeo. A exploração e violência contra os animais é uma realidade. Escolhe bem onde ir, faz escolhas inteligentes e socialmente responsáveis. No que toca a elefantes, eu recomendo vivamente o Elephant Nature Park, eu fui muito feliz aqui e acho que é um projecto que merece ser apoiado.


Crianças...
Vamos lá ver uma coisa, crianças devem estar na escola e não a vender coisas, certo? Vamos lá ser fortes e evitar dar dinheiro, esmolas, comprar, enfim, tudo o que implique dar dinheiro a um menor. Sim, esse dinheiro fará diferença para a família, mas enquanto "isso" funcionar, a família usará a criança como meio de subsistência e não a mandará à escola, impedindo-a de conseguir um futuro melhor.


Sorrir e muita calma "naquela hora"!
Não e à toa, que a Tailândia é o país dos sorrisos! Os tailandeses sorriem muito e são sempre amigáveis. Gritos ou gestps bruscos são coisas desconhecidas e sem nexo. Vai haver coisas que não funcionam, horários que não se cumprem, desentendimentos, mas amig@ muita calma nessa hora, estás na Tailândia!