Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Tipos de passageiros - no detector de metais do aeroporto

 

Captura de ecrã 2016-12-22, às 13.49.05.png

Sabem quando vão apanhar um voo e há aquela parte do detector de metais? Pois bem, poucos sítios mexem tanto com o meu sistema nervoso como esse momento. Talvez porque esteja acostumada a viajar de avião ("oh pra ela armada em fina” pensam vocês) e já ir para o aeroporto como quem vai apanhar o comboio ("só mania" pensam vocês agora), mas há tantos padrões de comportamentos que se repetem e repetem... que me dão urticária. Ainda mais porque, convém referir, ODEIO esperar! Aqui ficam uma lista dos  tipos de passageiros existentes na fase do detector de metais, até porque depois disso, quero lá saber… Bem, vamos aos tipos de passageiro?

 

1. O passageiro que vai viajar de avião pela primeira vez

Captura de ecrã 2016-12-22, às 14.22.31.png

Não há pachorra! Há alegria naquela alma, há nervoso e há todo um mundo de novidade e primeiras vezes. Ele está na fila, vê os outros a tirarem o cinto, mas mesmo assim, ele pergunta se tem de fazer o mesmo. Ele exibe orgulhosamente o saquinho de plástico com os líquidos, mas admira-se quando lhe dizem que com a garrafa de água não entra. Ele tem uma mala nova e reluzente, que mediu devidamente. Se vêem esta espécie na fila, evitem-no!

 

2. O passageiro especial

O passageiro especial tem algumas similaridades com aquele que vai andar de avião pela primeira vez. No entanto, ele já não é novato na coisa. Aliás, ele sabe o que a casa gasta e roça o chico-espertismo! Mesmo assim surpreende-se quando lhe dizem que ELE tem de tirar o portátil e faz cara de: “Como assim, eu também?” e até atura um “Tem mesmo que ser?”! Opah, TEM!! Os mais descarados ainda dizem “Olhe que da última vez, eu…” Atenção, eu não digo que o Passageiro Especial minta, MAS não discutam com os trabalhadores do aeroporto, não vale a pena! Façam o que vos mandam.

 

3. O “eu só vim aqui ver as vistas”

Este é aquele que mais me irrita, o que mais me mói o sistema. Uma pessoa está na fila, vê o que fazem os da frente, mas ele é um original e não gosta de imitações! Este tipo de passageiro acredita que: 1) As regras não se aplicam a ele; 2) Ele é mesmo especial ou 3) Que se lixem os outros! Ele está até à última para tirar os documentos e tem zero de iniciativa, precisando de instruções para tudo, atrasando, assim, a fila. É aquele que quando já está a chegar ao detector volta atrás, porque encontrou umas moedas perdidas ou esqueceu-se das chaves sei lá onde!

 

4. As madames e os monsieurs

São gente chique! São o oposto daqueles que vão apanhar o avião de fato treino, em modo conforto máximo (e, a meu ver, gente de grande inteligência)! Estses passageiros são gente que vai apanhar o avião da Ryanair, como quem vai à festa da Caras. Ora, na hora do detector de metais, há todo um strip: os anéis, os colares, o relógio, os brincos, o cinto, os sapatos com fivelas e o diabo a sete, porque pelo meio ainda há um casaco, um casaquinho, a camisolinha e a encharpe.

 

5. Os Chineses vs Japoneses

Captura de ecrã 2016-12-22, às 14.19.58.png

Aqui é preciso ter olho - e nisso, o meu homem bate-me aos pontos. Nisto das filas, os Japoneses são do melhor que há - deuzos-benza! E se são homens de negócio, epa: MARAVILHA! Eles sacam dos gadgets e alaaaaa, super operacionais e eficientes, despacham aquilo como quem come um doce. Se os vêem na fila, ide logo para trás deles. Já com os Chineses… estão tramados! Os homens de negócios, ainda vá... mas os turistas, que viajam em grupo! Epa, ninguém merece.

 

 

Então Maria, além dos Japoneses, que gente fixe há mais?

 

1. Pessoas que viajam com capinhas de plástico

Captura de ecrã 2016-12-22, às 14.30.13.png

Sabem aquelas capinhas transparentes? Aqueles saquinhos em formato A4, ideias para manter a salvo os papeis? Gente que viaja com o bilhete aí guardadinho é de louvar aos céus. São gente cuidadosa e super eficiente, que segue as regras à risca. Ouçam o que eu vos digo e ponham-se atrás deles. Na capinha eles guardam documentos, devidamente plastificados; os bilhetes, assim como toda a papelada (seguro, info de alojamento, etc) para uma viagem feliz. Não toquem nos papeis... ou algo de muito mal (vos) acontecerá!

 

2. Pais que viajam com mais de duas crianças

Devem achar que eu estou maluquinha, mas a verdade é que famílias que viajam com frequência são, por norma, famílias ondeadas e com tudo orientado - repito, por norma! E não confundir com pais de primeira viagem - no que toca a voos e a criancinhas! Continuando, se virem uma família com putos, sobretudo se forem loiros, ou seja, com pinta de escandinavos ou alemães, podem avançar sem medos. Aquilo é gente prática e com a vida ordenada.

 

 

Se me esqueci de alguém avisem-me! Agora vão lá viajar, porque não há nada melhor nesta vida - excepto o detector de metais, claro está!

 

 

*NOTA: Este texto foi escrito depois de passar o detector de metais, sentada no chão frio do aeroporto. Nenhum Japonês, Alemão ou menor sofreu qualquer tipo de dano ou ofensa física. Publico-o agora, porque me tinha esquecido completamente dele.