Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Os 10 erros de viagem mais comuns

erros-de-viagem.png

 

Eu sei que não é por mal e, em algum momento, até o viajante mais experiente já fez alguns destes erros na vida! Aqui ficam os 10 erros de viagem mais comuns!

 

1) Não reservar com antecedência

Bla-bla-bla reservar com antecedência é a chave para conseguir viagens baratas, alojamento barato e tudo e tudo mais barato! Organizem-se, pessoas! À custa de viajar ai louco, há dois anos gastei mais numa semana na Costa Alentejana, do que numa semana numa viagem ao Japão!

 

 

2) Não comprar bilhetes online

comprar-bilhetes-online.png

 

Uma pessoa vai feliz ver o museu e TUMBA, mais de meia hora na fila para comprar bilhetes! Pessoas, estamos em 2017, o ano da Web Sumit, comprem bilhetes pela Internet! Depois é só imprimir e entrar.... até se vão sentir VIP!

 

 

3) Não consultar os horários gratuitos

Muitos museus, sobretudo na Europa e Estados Unidos, possuem horários de visita gratuitos. Antes de irem visitar o museu ou a atracção, confiram sempre se há horários gratuitos e aproveitem! Por exemplo, em Paris ou em Madrid, visitei todos os museus gratuitamente - esta é uma óptima forma de poupar dinheiro durante as viagens!

 

 

4) Levar mais do que aquilo que pode carregar

mochilao.png

 

A minha regra de ouro na hora de fazer a mochila é testar o peso! Se está demasiado carregado, é começar a tirar coisas. Além disso, gosto de viajar com um espacinho livre já a pensar em possíveis compras… ou simplesmente, porque odeio dobrar roupa e assim posso enfiar tudo à maluca! Agora viajar com mala ou mochila demasiado pesada, nem pensar!

 

 

5) Ir na primeira oferta

Já nem falo em regatear (eu ODEIO regatear), mas vejam sempre outros preços - seja de voo, transporte, tour, etc. Procurem outros locais, informem-se, etc. Muitas vezes há opções bem mais baratinhas mesmo ao virar da esquina.

 

E eu sei, aquelas tour organizadas e ofertas de agência "com tudo pago", parecem sempre muito sedutoras! O mesmo com os serviços das companhias aéreas, tipo embarque prioritário ou escolha de lugar do avião. A questão é: precisa mesmo de tudo isso? Ou precisa mesmo de pagar a alguém para lhe organizar a vidinha, em vez de se fazer (você) à vida e organizar as suas viagens?
Hoje em dia há tantos sites, fóruns e grupos de Facebook com dicas de viagem espectaculares, que organizar as coisas por si mesmo é meio caminho andado para poupar dinheiro e, acima de tudo, para se divertir ainda mais!

 

 

6) Não perguntar aos locais

erros-em-viagem.png

 

Falem com as pessoas, pessoas! Perguntem onde comer, onde ir ou o que fazer! A Internet é muito linda, o TripAdvisor pode ser muito útil, mas quem vive é quem sabe. Perguntem a quem sabe. Metam conversa, escutem histórias, façam perguntas, aprendam. Viajar é (muito) disso!

 

 

7) Deixar de fazer algo por medo

Eu entendo que alguém não faça determinada coisa por falta de dinheiro, mas por medo, custa-me um pouco!

- Pessoas que não viajam sozinhas, porque têm medo.

- Pessoas que não vão ao país A ou B, porque têm medo.

- Pessoas que não experimentam determinadas comidas, porque têm medo.

 

Viajar é sair da rotina e da zona de conforto, enfrentar medos e receios e ansiedades e aprender coisas novas sobre nós! Se os outros fazem, comem, experimentam nós também podemos! E quanto a viajar sozinho… com tão boa companhia, nunca vai estar mal acompanhado!

 

 

8) Gastar mais do que pode

dinheiro-para-viajar.png

 

Já disse aqui, não é preciso ser-se rico para viajar, mas há que ser realista! Cada um gasta dinheiro no que lhe aprece importante - eu não me importo de dormir em quartos com mais 8 desconhecidos, mas fujo como o diabo da cruz de alojamentos sem água quente! 

Assim sendo, seja realista com o dinheiro que tem e com aquilo que é importante para si. Não gaste mais do que tem! Faça as contas!

 

 

9) Se vai viajar com companhia, escolha a companhia certa

Se vai viajar sozinho, força! Vai amar! Leia mais sobre viajar sozinho AQUI!

Caso não, escolha bem a pessoa - sobretudo se são viagens longas. Vão haver problemas, contratempos e possíveis discussões. E está bem, assim. Faz parte, mas lembre-se: o seu melhor amigo não tem de ser a melhor companhia de viagem!

 

 

10) Não viajar

viajar.png

 

Não há viagens perfeitas, nem A viaja melhor que B. Tal como as pessoas, as viagens são únicas! Não viajar por medo, por falta de dinheiro (há tantas formas de poupar e juntar dinheiro para uma viagem), por não querer viajar sozinho ou simplesmente, por se agarrar à ideia, "ai que a minha terra é a mai-linda", entre outras razões é talvez o maior erro de viagem!  Acho que alguém que comece a viajar, dificilmente pára! Talvez por isso, o maior erro seja simplesmente não viajar. 

 

 

Leia também:

7 mitos sobre viagens

2 comentários

Comentar post