Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

O que significam as cores dos passaportes?

passaportes.jpg

Não sei se já reparam, mas cada passaporte, em função do país, tem a sua cor.

Já há muito que me interrogava sobre qual seria a razão. Bem, na verdade, perguntava-me quando estava na fila de embarque ou à espera do visto em algum aeroporto, porque fora destes momentos de espera, vivia bem com a dúvida. Até hoje! Hoje decidi investigar e sinceramente, está longe de ser uma descoberta muito excitante!

 

Há vários tipos de passaporte: o normal, o diplomático, o de emergência, etc.  e consoante o tipo, a cor pode também mudar dentro do mesmo país. Quanto aos ditos passaportes "normais", a cor escolhida por cada país, mais do que tudo, parece estar associada a uma identidade nacional simbólica, ou seja, funciona como se fosse uma marca/valores/cultura/..., à qual os países se querem associar e daí a escolha- viva o marketing!
Vamos às cores?

 

VERMELHO/GRENÁ

À excepção de alguns países como a Croácia, é a cor de muitos passaportes de países da União Europeia, excepto a Croácia. Também o da Turquia é vermelho. Também países latinos, como a Bolívia, o Peru ou a Colômbia possuem passaportes vermelhos.

 

 

AZUL

É a cor de vários passaportes latinos, como a Argentina, o Paraguai, o Brasil ou o Uruguai. Também os Estados Unidos têm o passaporte azul - se bem que nos anos 30 eram verdes!

 

 

VERDE

Esta é a cor da maioria dos passaportes de países cuja religião maioritários é o Islamismo. O verde sempre foi uma cor associada ao Islão e alguns versículos do Alcorão, o livro sagrado, Alá menciona a cor verde como sendo a cor das roupas no paraíso.

 

 

PRETO

Esta cor, segundo o que li, foi popularizada por alguns países por parecer uma cor "mais oficial" - e vá, sempre se nota menos a sujidade :P

 

Mais do que a cor, importa o país que representa. Por exemplo, o dos EUA é considerado um dos passaportes mais poderosos do mundo, a par do Reino Unido, capaz de abrir portas em quase 150 países, sem ser preciso vistos e a cor, como referi antes, é azul. Também o passaporte da Síria é azul... e todos sabemos o problema que os sírios enfrentam actualmente para encontrarem refugio em vários países. A verdade é que se para alguns o passaporte é um bilhete de entrada, para muitos é uma barreira