Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Falar bem

08.05.17

images.jpeg

 

Se houve coisa que sempre me irritou foi essa coisa do “em Coimbra é que se fala bem”, “bom português é em Lisboa” e coisas que tais. Como se os sotaques não fossem bonitos e sinal de riqueza cultural. Falar bem é fazer boas construções gramaticais e conjugar bem os verbos e afins. Podemos gostar mais ou menos de um sotaque; entender melhor ou pior uma pronúncia, que isso não significa que o falante “fale mal”.

Sendo de Coimbra, ouvi muitas vezes o “em Coimbra é que se fala bem” - pois, sim, nós pessoas que andamos sempre a trocar os "v" pelos "b", com frases lindas como "Bamos ber bacas!". Quando vivi em Lisboa era recorrente escutar “o melhor sotaque é o de Lisboa, pois aqui não há pronuncia” - pois, sim, Amelias Alfacinhas que tanto gostam de dizer “treuze”, “Lesboa” ou o “Menistro"! Mais tarde, quando dei aulas de Português em Madrid, numa escola onde existiam professores de Português do Brasil, de vez em quando lá ouvia um “eles dizem mal” - 80% das vezes eram professores de Português de Portugal a reclamarem dos professores Brasileiros. E esta é uma ideia generalizada (e estúpida) que se estende  também aos PALOP, como se o Português de Moçambique ou de Angola fosse inferior - "ah e tal, eu não percebo o que eles dizem", pois, amigos, é reciproco. Comessemos nós mais telenovelas Angolanas como papamos as do Brasil e estaria o caso arrumado!

 

A língua não é uma coisa morta. Ela é afectada pelo tempo e pelo meio. E isso é bonito. A sua diversidade (fonética e vocabular) deve ser exaltada. Falar bem não é usar palavras de 15 silabas, nem ser capaz de usar frases com palavras como anticonstitucionalmente, ok?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria vai com todos 09.05.2017

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.