Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Coisas que o Zé Tuga gosta de embirrar

08.12.15

 1. O café fora de Portugal

Mas "esta gente" chama a isto café? Epá, não pode ser! Porque o café é caro. Porque o café vem queimado. Porque não o sabem fazer. Porque aquecem a máquina demasiado. Porque aquecem a máquina de menos. Porque servem o café em copos de plástico. Porque servem o café em chávenas de chá. Porque não têm colheres de café, só de chá. Ou então é da água, só pode! Água boa só em Portugal!
Ai o café, essa verdadeira instituição portuguesa. Só há uma país cujo café está ao nível de Portugal, que é a Itália... e mesmo assim! Sim, porque em Itália custa dois euros e cá sessenta cêntimos. Café que é café, só em Portugal. E isso, meus amigos, é sinal de país de primeiro mundo.

 

 

2. Espanhóis
De Espanha, já se sabe, "nem bons ventos, nem bons casamentos"! Aquela gente passa a vida aos berros e, ainda por cima, chegam aqui (aqui, Portugal) e nem se esforçam para dizer "um obrigadinha" à gente? A gente entende-os bem, um "pero" aqui, um "olé" acolá e já está, agora eles... Chegam cá e pensam que isto é tudo deles! E se o pensam, estão bem enganados, que a gente aqui é independente desde 1143 (e quem não souber esta data, não é português!). Eles ainda voltaram cá, só mania, mas a padeira correu com eles! Que vão é lá para a terra deles!

 

 

3. Cristiano Ronaldo
E o Mourinho. E o Figo...
Aquilo é só dinheiro, fama e vaidade! Só arrogância. Fartam-se de fazer dinheiro e não fazem nadinha! Só mania! A gente vem vê o "Crestiano" na selecção, não acerta uma! Não faz nadinha, anda lá a passear o cabelo e jogar que é bom, nada!
Como? O Messi é melhor? Mau (e muitas gargalhadas)! O Messi e os outros ainda têm que comer muito Cerelac para chegar ao nível do Cristiano! Como o CR7, só o Eusébio! É que o gajo é mesmo o maior(i)! E nunca falha um treino! Super profissional! Tomara muitos jogadores serem como ele, comprometidos! Sérios! Até estende a mão à família! Olha que eu, eu que "nem gosto muito dele, tenho que admitir que..."! É o maior, porra!

 

 

4. A política, os partidos, os políticos (e política no Facebook)
Resumidamente: "um bando de ladrões"! Aquilo é tudo farinha do mesmo saco. "Todos iguais!" É por isso, que já nem me dou ao trabalho de votar! Para quê, afinal? Fica tudo na mesma! Nunca munda! Deixa-me é cá estar no meu cantinho, descansado, a mandar postas de pescada no Facebook, que aqui é uma pessoa intervém!

Se bem que esta gentinha do Facebook não percebe nada disto, pá! Por isso, por isso é que este país está como está! Uma tristeza! É com cada comentário! Ainda ontem, aquele caramelo do Paulo André partilhou uma notícia sobre o que o Socras roubava! Deixem o homem em paz, carago! Se o Paulo André me pagasse o que me deve, é que ele campava! Sacana pá! Esta gente só tem é inveja! Deixem lá o homem, caraças! Os da direita, eles não põem em tribunal não! 

 

 

5. Corrupção
Tenho é pena do Isaltino. Coitado! Esteve preso! Opa, eu sei que ele roubava e coiso, mas ao menos roubava para nós. Oeiras estava impecável com ele no poder. Até estávamos lá no alto, nos índices da cultura! Era top, topo! Esse foi para a cadeia, mas e os outros que andam aí... a esses ninguém faz nada! Ninguém diz nada! É tudo uma cambada de ladrões! Todos iguais! Como? Já disse isso?
Mas falando noutra coisa: nem sabes o que me aconteceu no outro dia! Não é que o empregado do café se enganou no troco e deu-me dois euros a mais?! Parecia Natal! Fui-me logo dali e nem disse nada! Pianinho! Calei-me, bem caladinho e fui à minha vidinha. Depois, ainda comprei umas raspadinhas, mas não tive sorte! Mas olha, também não tive prejuízo, que é o que importa!

 

 

6. A falta de investimento na cultura em Portugal
É sempre a mesma coisa neste país! Ninguém investe em Cultura, só futebol e novelas! Raios-parta! Uma pessoa quer ver um pouco de televisão e tem que gramar com aquelas novelas todas! Não dá nada que preste!

Como assim, "por que é que eu não leio antes um livro ou vou ao teatro e/ou apago a TV?" Oh filhinho, à noite eu quero é descanso na minha cabeça, que eu farto-me de trabalhar pá! Eu não tenho a vidinha desses tipos armados em cultos! E o teatro está "muita" caro pá, com esse dinheiro bebo dois finos e ainda me sobra "pó" café - mas em Portugal, "keu" no estrangeiro não bebo bica!

 

 

7. Portugal
Que dizer deste país de invejosos? Cheio de gente corrupta, sem cultura? Um país que nunca valoriza o que tem de melhor, está sempre a olhar para os de fora. Tanto talento e ninguém aproveita! E nem me façam falar dos jovens... Somos mesmo um país pequenino, é o que é! Também, já se sabe, uma país que começou com um tipo a bater na mãe, é pau que já não se endireita!
Agora o que eu não posso tolerar é aquela gente estrangeira que se põem a falar mal do país. Isso é que não! Que se olhem ao espelho e ganhem um palminho de testa! Vão mas é (perdão, "mazé") para a terra deles falar mal. Onde é que já se viu, dizer tal coisa sobre um país pequeno, mas tão honrado? Um país acolhedor, de pessoas hospitaleiras e sérias! Todos uns mal-educados é o que é! Viva Portugal! "Biba"!

 

Assinado:
Senhor Dr. Zé Tuga