Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Cantinho da Leitura

indonesia_book.jpg

 

Durante a minha viagem à Indonésia, li o livro de "Indonesia etc - Exploring the Improbable Nation" da inglesa Elizabeth Pisani.
A autora viveu durante vários anos na Indonésia e trabalhou para a Reuters, como jornalista e mais tarde no Ministério da Saúde. Ela refere-se à Indonésia, como o seu "bad boyfriend". Aquele namorado(a) que temos, gostamos muito, muito; apesar de lhe reconhecemos 377 mil imperfeições, mas que ao mesmo tempo estamos desesperados para que os nossos amigos gostem dele(a).
Para tentar explicar o inexplicável (corrupção, superstições, poluição, os contrastes económicos do país, etc.) ela viajou durante um ano pelo país - falamos da Indonésia, ou seja, um país como mais de 17 milhas, das quais, 6 mil são habitadas.

Contando a sua jornada e de forma leve e, por vezes, engraçada Elizabeth Pisani consegue falar dos vários aspectos da vida do país: cultura, religião, economia, o colonialismo holandês, turismo, educação, indústria, História, etc. Apesar de por vezes fazer algumas considerações, com as quais podemos (ou não) concordar, por norma é bastante correcta, limitando-se a enumerar factos e a contar historias/episódios. E isso é bom, porque não julga, não cria pré-conceitos no leitor.
Tudo isto contribui para que tenha conseguido criar um bom livro de viagens, que se lê com gosto e, mais importante, que nos anima a viajar pelo país. Eu ADORA viajar, ADORO ler, mas literatura de viagens não está no meu topo de preferências. Aborrecem-me as descrições, as interpretações tão pessoas e muitas vezes os juízos de valor que são feitos. Obviamente que há livros muito bons, atenção! Este é um deles!