Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens. Istambul. Riga. Cinco anos em Madrid. E agora Berlim.

Até quando Metro de Lisboa?

metro-lisboa.png

 

Se ontem descasquei forte na CP, vulgo Comboios de Portugal, hoje dedico-me ao Metro de Lisboa - amanhã será a vez do Metro do Porto (esse não escapa também!)

 

Para não dizerem que só falo mal, deixem-me por começar pelas estações do Metro de Lisboa, das mais lindinhas de sempre! Muitas pecam pela ausência de bons acessos, mas Portugal nunca foi um país para gente de cadeira de rodas, é um facto!

 

Agora o que eu acho giro, sobretudo na Lisboa da  Web Summit e das ciclovias é a porca miséria do metro de Lisboa - horários espaçados, com esperas a chegarem aos 12 minutos; carruagens que se limitam aos três vagões e, os nervos que isto me dá, aquele cartão Viva com prazo de validade - eu que sou pessoa que vai a Portugal duas ou três vezes por ano (na loucura!) ando sempre a comprar cartões! Por que raio é que aquilo passa de validade, alguém me explica?!

 

Quanto ao resto, não me lixem, pois resume-se a má gestão e desinteresse! Há mais de 7 anos, vivia eu em Lisboa, o metro era uma coisa fixe, com muitas carruagens e com metros a passarem de 3 em 3 minutos durante o dia - não é mito, nem  eram unicórnios. É verdade! Eu lembro-me! Lembro-me também de ir sentada no autocarro em hora de ponta!

 

Nos últimos anos, no que toca a transportes públicos em Lisboa, tudo tem piorado! Os autocarros andam à pinha e atrasados! Quanto ao metro, há que ser ágil para conseguir entrar - em Setembro, ia com a mala e só à segunda tentativa é que consegui entrar! Na sexta-feira, vi gente a quem acontecia o mesmo! Muitas estações não possuem funcionários, ninguém para ajudar em caso de necessidade! Um desleixo!

 

Fosse o metro melhor e, acredito mesmo nisso, haveria menos trânsito na cidade! Hoje em dia, seja às 8h00, às 9h00 ou às 15h00 há sempre transito em Lisboa! Toda a gente sabe que um “chego em meia hora”, num dia bom, se converte em dobro do tempo!

Lisboa não é uma cidade amigas de bicicletas, se bem que para mim, houvesse mais apologia às bicicletas eléctricas e calavam-se muitas boquinhas! Lisboa também não é uma cidade amiga de carros. A solução deveria passar por uma boa rede de transportes públicos! Isso sim, isso é ser uma cidade do século XXI e ser cool e ser websumitado! Ou será que os gestores do Metro Lisboa preferem andar de Uber?

2 comentários

Comentar post