Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Maria vai com todos

Estórias. Histórias. Pessoas. Sítios. Viagens.

Ai Europa, assim não! As crianças de Calais

28.10.16

calais_refugiados.jpg

 

Para quem não sabe, o campo de refugiados de Calais no norte de França ardeu esta semana. Aquilo nem de “campo” deveria ser chamado! Sujo, com piolhos, doença,… Incrível pensar que a Europa dos Direitos Humanos e da Igualdade, Fraternidade e Liberdade, chamava àquilo campo de refugiados e sem pudor, “mandava” seres humanos para ali, enquanto governantes europeus, cheios de inércia e pouca boa vontade, continuam sem decidir que rumo dar a estas vidas! Vidas em suspenso e com as quais a Europa terá muitas contas a ajustar no futuro.

 

O incêndio foi provocado por refugiados, como protesto. Nem vale a pensa argumentar, pois as fotos do estado em que viviam são bem demonstrativas e, a meu ver, justificativas!

 

Se o Reino Unido se apressou a controlar fronteiras, França começou (finalmente) a transportar os mais de 5 mil refugiados que aqui "viviam", para outros centros do país. Digo “finalmente”, porque custa-me pensar que possam existir em França mais campos como o de Calais!

 

Pelo meio, ficam sempre os mais frágeis e desprotegidos, isto é: as crianças!

As autoridades francesas dizem estar tudo controlado! Organizações do terreno falaram em cem crianças a dormir na rua, abandonadas à própria sorte. Depois, falaram-se em 200! A sério que está tudo controlado? E agora a Unicef vai mas longe e acusa as autoridades em França, de rejeitar crianças, deixando-as a dormir ao frio - estamos em Outubro e no norte de França, note-se! Alguns voluntários contaram historias de crianças a ser afastadas pela policia, porque não tinham pulseira de identificação!

Se viver em Calais, já é algo bem distante daquilo que deve ser a vida de uma criança, imaginem agora o que é este abandono! Não há números certos, mas as autoridades falam em centenas de crianças refugiadas desaparecidas - onde estão elas? Fala-de de abusos, exploração infantil, tráfico de crianças, escravatura e prostituição infantil,...

Ainda esta semana, a Inditex, a empresa-mãe de marcas como a Zara, a Mango ou a Bershka, foi acusada de ter crianças a trabalhar nas suas fabricas - e não me venham cá com a história que são empresas subcontratadas e que a marca não sabia de nada! Se não sabe, que se informe correctamente e que faça por mudar!

 

Caramba! Que raiva que isto me dá!

32 comentários

Comentar post

Pág. 1/2